Portal do Governo Brasileiro

  

Aprendendo a Exportar

Trânsito Aduaneiro

 

É o regime que permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão de tributos.

O regime subsiste do local de origem (ponto inicial do itinerário) ao local de destino (ponto final do itinerário), e desde o momento do desembaraço para trânsito aduaneiro efetuado pela repartição da Receita Federal que jurisdiciona o local de origem até o momento em que a repartição que jurisdiciona o local de destino certifica a chegada da mercadoria.

São algumas modalidades de operação de trânsito aduaneiro:

  • o transporte de mercadoria nacional ou nacionalizada, após    sofrer o processo de liberação para exportação, do local de    origem ao local de destino, para embarque ou armazenamento em    área alfandegada para posterior embarque;
  • o transporte de mercadoria estrangeira para reexportação, do    local de origem ao local de destino, para embarque ou    armazenamento em área alfandegada para posterior embarque;
  • o transporte, pelo território aduaneiro, de mercadoria estrangeira,    nacional ou nacionalizada, verificada ou despachada para    reexportação ou exportação e conduzida em veículo destinado ao exterior.

O transporte de mercadorias em operação de trânsito aduaneiro poderá ser efetuado por empresas transportadoras previamente habituadas, em caráter precário, pela Secretaria da Receita Federal.

A autoridade aduaneira, sob cuja jurisdição se encontrar a mercadoria a ser transportada, concederá o regime de trânsito aduaneiro, estabelecendo rota, prazo para execução de operação,prazo para a comprovação da chegada e cautelas julgadas necessárias.

As obrigações fiscais relativas a mercadoria em regime especial de trânsito aduaneiro serão constituídas em termo de responsabilidade que assegure sua eventual liquidação e cobrança.

Consulte, também, o Decreto Nº 6.759, de 5 de fevereiro de 2009, que regulamenta a administração das atividades aduaneiras, e a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior.

 Voltar para: Regimes Aduaneiros Especiais