Portal do Governo Brasileiro

 

   

Aprendendo a Exportar

Seguro de Crédito

Atenção!

Recomendamos a leitura do conteúdo sobre Sistema de Garantias
Públicas e Seguro de Crédito à Exportação
, tendo em vista a
complementação das informações sobre este tema.

 

O Seguro de Crédito à Exportação - SCE garante ao exportador a indenização por perdas líquidas definitivas, em consequência do não recebimento de crédito concedido a cliente no exterior. Adicionalmente, funciona também como instrumento de prevenção, como incentivo para prospecção de novos clientes e novos mercados e ainda como ferramenta de cobrança. Entre as garantias vinculadas às vendas externas, esta modalidade é a que apresenta o menor custo. Na medida em que o SCE pode ser aceito como garantia pelas instituições financeiras, ele facilita o acesso a financiamentos, tais como o ACE, o BNDES/EXIM e o PROEX, mantendo as outras opções de garantia disponíveis pelo tomador do financiamento não comprometidas, de modo a poderem ser utilizadas em outras finalidades.

O SCE tem por objetivo a cobertura contra os  Riscos Comerciais, Políticos e Extraordinários a que estão sujeitas as transações comerciais e financeiras vinculadas às exportações. Pode ser contratado pelo exportador ou pela instituição financeira que amparar a exportação de bens e serviços. 

As garantias de crédito às exportações brasileiras são concedidas pela União, na forma do SCE - Seguro de Crédito à Exportação, com lastro no FGE - Fundo de Garantia à Exportação. A responsabilidade pela emissão dos certificados de garantia de crédito e pelos resultados do FGE recai sobre o Ministério da Fazenda.

O exportador deve submeter sua operação à análise da ABGF - Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A., empresa habilitada a operar o SCE, contratada pelo Ministério da Fazenda para assessorá-lo na condução do SCE/FGE. A intervenção da ABGF não enseja custo algum para o exportador.

Para saber mais sobre Seguro de Crédito à Exportação, visite a página do MF- Ministério da Fazenda e da ABGF.