Portal do Governo Brasileiro

  

Aprendendo a Exportar

Tutorial Pesquisa de Mercado - primeira etapa

  

Este tutorial não pretende esgotar as possibilidades de pesquisa e identificação de mercados ou compradores para seu produto. Ele tem objetivos didático-pedagógicos dentro do propósito do Aprendendo a Exportar e foi construído mediante a utilização de ferramentas gratuitas disponibilizadas por diferentes instituições. Esperamos que, ao percorrer as etapas, você consiga avançar no entendimento das possibilidades de exportação de seu produto e obter uma visão mais clara do seu potencial no mercado internacional. 


 

Identificar seu produto no mercado internacional

 

O primeiro passo é identificar seu produto no mercado internacional, para isto foi criada a classificação de mercadorias e respectiva nomenclatura, que consiste em uma "linguagem" criada para possibilitar a identificação das mercadorias no comércio internacional. Isto foi necessário para facilitar o processo de troca comercial entre as nações, independentemente de diferenças linguísticas ou culturais.

Neste tutorial  vamos utilizar a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e  o Sistema Harmonizado (SH). As mercadorias são identificadas por um conjunto de números, em ordem crescente, de acordo com o seu grau de elaboração, ou seja, quanto maior a complexidade do processo produtivo da mercadoria maior é seu número no Sistema Harmonizado. O Sistema Harmonizado serviu de base para a elaboração de TEC (Tarifa Externa Comum), utilizada pelos países-membros do Mercosul em relação a terceiros países. Além dos seis dígitos do Sistema Harmonizado, a Nomenclatura Comum do Mercosul acrescentou mais dois, denominados item e subitem.


Para aprender

Para aprender o que é Nomenclatura de Mercadorias, clique aqui.

Para aprender o que é Sistema Harmonizado (SH), clique aqui.

Para aprender o que é Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), clique aqui.

 


  

Você já aprendeu a classificar a sua mercadoria, agora vamos para a segunda etapa deste tutorial, onde você aprenderá como utilizar a ferramenta Comex Stat para saber o valor e a quantidade das exportações de determinado produto em determinado período; o destino das exportações de determinado produto (para qual país ou bloco); a origem (estado e município) das exportações de determinado produto; a pesquisar a série histórica das exportações de determinado produto para determinado país ou bloco.

 

  Segunda etapa (Identificar Mercados Promissores)
  Terceira etapa ( Obter Informações sobre o Mercado Selecionado)
  Início