Portal do Governo Brasileiro

 

   

Aprendendo a Exportar

Comércio Eletrônico

 

O crescimento das operações comerciais via internet, conhecido como e-commerce ou comércio eletrônico, vem gerando significativas modificações nas relações comerciais em geral. A utilização desta modalidade proporciona atendimento direto ao consumidor de modo mais rápido e simples, a um custo reduzido.

O que é e-commerce?

E-commerce é o termo em inglês usualmente utilizado para referir-se a comércio eletrônico, ou seja, de uma maneira bastante simples, pode-se definí-lo como sendo a realização de negócios de compra e venda de bens e serviços com a utilização da Internet.

A grande vantagem para a empresa é que a Internet funciona como uma vitrine mundial, podendo expor seus produtos para milhões de consumidores.

Atualmente, há várias modalidades de comércio eletrônico, sendo as mais usuais: Business to Business-B2B e Business to Consumer-B2C.

Business to Business - B2B

É a integração entre empresas, ou seja, uma empresa relacionando-se com uma ou mais empresas, com o objetivo de gerar negócios. Por meio de um site na Internet, as empresas podem identificar o fornecedor, fazer cotações e compras, bem como identificar outras empresas que possam oferecer o mesmo produto. Além disso, a empresa poderá divulgar os seus produtos para que outras empresas conectadas à rede possam enviar os pedidos de cotação e compra. O B2B pode proporcionar diversas vantagens para a empresa, dentre os quais: novas oportunidades de negócios, ampliação da carteira de clientes, redução de custos e aumento de receita.

 

Business to Consumer - B2C

É a integração da empresa com o consumidor. Dessa forma, as empresas têm a possibilidade de vender diretamente para o consumidor final. A característica do B2C é que o consumidor pode visualizar os produtos, suas características, optar pela compra do bem e selecionar o meio de pagamento que lhe for mais conveniente.

O SEBRAE disponibiliza muitas informações úteis sobre comércio eletrônico e varejo virtual, inclusive o Guia Prático de E-commerce e Varejo. Para saber mais sobre o conteúdo disponibilizado pelo SEBRAE clique aqui.

Clique aqui para conhecer o Programa e-Xporte Brasil, desenvolvido pela  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para ajudar as empresas que atualmente já exportam a expandirem suas exportações por intermédio do comércio eletrônico em mercados estratégicos. 

 

Ferramentas de Apoio na Internet

Conheça as ferramentes disponíveis na Internet onde você pode expor seus produtos para exportação:

 

Vitrine do Exportador

A Vitrine do Exportador ( http://www.vitrinedoexportador.gov.br/ tem a finalidade de promover as empresas brasileiras e oferecer visibilidade aos produtos nacionais, por meio da divulgação dos dados comerciais dos exportadores disponíveis em três idiomas: Português, Espanhol e Inglês. Fazem parte da Vitrine todos os exportadores brasileiros, que realizaram operações no último ano, sendo a base de informação atualizada mensalmente, a partir do ano corrente, com a inclusão automática de novas empresas exportadoras.

Neste site, também, está disponível o sistema Potenciais Exportadores, para as empresas que ainda não exportam divulgarem seus produtos na Vitrine do Exportador. O site disponibiliza uma área para construção de Vitrine Virtual com a possibilidade de inclusão de fotos, vídeos, texto de apresentação, ferramenta de geolocalização, edição de dados comerciais, formulário de propostas, além da possibilidade de construção da Vitrine Virtual em três idiomas - português, inglês e espanhol. Os serviços oferecidos são inteiramente gratuitos.

Para conhecer a Vitrine do Exportador, clique aqui.

 

Programa e-Xport Brasil

O e-Xporte Brasil é um programa desenvolvido pela  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para ajudar as empresas que atualmente já exportam a expandirem suas exportações por intermédio do comércio eletrônico em mercados estratégicos. Para saber mais clique aqui.

 

Catálogo de Exportadores Brasileiros

O Catálogo de Exportadores Brasileiros é um serviço prestado pela Confederação Nacional da Indústria - CNI que traz informações atualizadas sobre empresas exportadoras, facilita a prospecção de negócios e possibilita o estabelecimento de canais de comunicação entre exportadores e importadores.

As consultas ao Catálogo eletrônico, podem ser feitas gratuitamente no site: www.brazil4export.com

Para obter outras informações entre em contato com a CNI.

 

Para saber mais sobre comércio eletrônico em geral, acesse os links a seguir (são informações disponibilizadas pelo SEBRAE):


 


O que você precisa saber sobre comércio eletrônico

Guia prático de e-commerce: Varejo

O planejamento da loja virtual de sucesso

Estudos e-commerce

 

Voltar para a página Formas de Comercialização