Portal do Governo Brasileiro

 

   

Aprendendo a Exportar

Venda a empresas Comerciais Exportadoras e a "Trading Companies"

 

 

Modalidade de venda em que o produtor vende seu produto a empresas comerciais exportadoras, aí incluídas as denominadas trading companies.

As Empresas Comerciais Exportadoras (ECE) e as Trading Companies (TC) são especializadas em operações de exportação de produtos para diversos mercados, propiciando oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas brasileiras, uma vez que dispõem de canais de distribuição e de relacionamento com clientes no exterior.

As empresas comerciais exportadoras podem facilitar o acesso a mercados já estabelecidos, em vista de seu know-how e de seus contatos. Mesmo assim o exportador ainda retém uma grande parcela do controle do processo e pode usufruir benefícios oriundos da negociação (tais como estabelecer contatos e relações comerciais com concorrentes internacionais; aprender mais sobre as novas tecnologias etc.).

São diversas as vantagens do relacionamento das micro e pequenas empresas com as empresas comerciais exportadoras e as trading companies, tais como: relacionamento comercial, contratos, logística, finanças e aduana. O conhecimento e o domínio das ECE e das TC sobre esses temas relativos ao comércio exterior auxiliam as empresas produtoras a conquistarem novos mercados internacionais.

O Projeto Setorial Brazilian Suppliers consolida a parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), iniciada em 2008, com o objetivo de promover o aumento das exportações de micro, pequenas e médias empresas por meio do apoio de empresas comerciais exportadoras (ECEs). 

Para acessar o Diretório Brasileiro das Comerciais Exportadoras, clique aqui

 

Voltar para a página Formas de Comercialização