Portal do Governo Brasileiro

 

   

Aprendendo a Exportar

Evolução das Exportações Brasileiras- intensidade tecnológica

 

Conforme metodologia da OCDE , os produtos classificados na indústria de transformação são agrupados nos seguintes níveis de intensidade tecnológica: alta, média-alta, média-baixa, baixa. Desta forma, apenas os produtos classificados na indústria de transformação são agrupados em níveis de intensidade tecnológica, os demais produtos são agrupados em “Não Industriais”.

Fonte: MDIC/SECEX

PRODUTOS NÃO INDUSTRIAIS, alguns exemplos: agricultura e pecuária, produção florestal, extração de minerais não-metálicos, coleta, extração de petróleo e gás natural, produtos de edição e edição integrada à impressão, extração de carvão mineral, eletricidade e gás,produtos de atividades cinematográficas, de produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música, eletricidade e gás, pesca e aqüicultura, extração de minerais metálicos, produtos de atividades cinematográficas, de produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música, extração de petróleo e gás natural, produção florestal.

PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE BAIXA TECNOLOGIA, alguns exemplos: produtos alimentícios, artigos do vestuário e acessórios,  bebidas, produtos têxteis, madeira e seus produtos, produtos têxteis, móveis, couros, artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, celulose, papel e produtos de papel.

PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE MEDIA-BAIXA TECNOLOGIA, alguns exemplos: produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, produtos minerais não-metálicos, embarcações navais, metalurgia, produtos minerais não-metálicos, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, produtos de borracha e de material plástico, produtos minerais não-metálicos,  produtos de borracha e de material plástico.

PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE MEDIA-ALTA TECNOLOGIA, alguns exemplos: veículos ferroviários e equipamentos de transporte n.c.o.i , produtos químicos, veículos automotores, reboques e carrocerias, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, máquinas e equipamentos n.c.o.i , produtos químicos, máquinas, aparelhos e materiais elétricos.

PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE ALTA TECNOLOGIA, alguns exemplos: equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, aeronaves, produtos farmoquímicos e farmacêuticos.