Portal do Governo Brasileiro

 

   

Aprendendo a Exportar

Sobre Certificação

 

Em que consiste?

A Certificação consiste em atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com determinados requisitos, que podem ser: nacionais, estrangeiros ou internacionais. Assegura que determinado padrão, requisitos ou regras, foram cumpridos e determinadas características estão presentes, de modo a garantir que determinado material, produto, processo ou serviço é adequado ao propósito buscado.

Ao adquirir determinado produto existem atributos que podem ser identificados e percebidos com facilidade e outros, que são considerados importantes e desejáveis, mas não são identificáveis pelo consumidor. A Certificação poderá assegurar que ao adquirir determinado produto, serviço ou processo estes atributos ou características não identificáveis foram consideradas e incorporadas no que está sendo adquirido. De certo modo, pode-se dizer que as Certificações estabelecem um processo de “comunicação” entre o vendedor e o comprador por intermédio do qual se pode contar a “história” de determinado produto, seu processo de produção, como determinado produto se relacionou com o local e o meio em que foi produzido, no que tange ao ambiente, às pessoas, à legislação, à sua composição e outros fatores.

 

Que tipos de certificações existem?

Resumidamente, existem certificações compulsórias e voluntárias.

Quando por efeito de um regulamento as empresas só podem produzir e comercializar um produto depois que ele estiver certificado, consiste em uma certificação compulsória. Como exemplo desta modalidade de certificação podemos citar: adaptadores de plugues e tomadas, capacete de segurança para uso na indústria, dispositivo de fixação de contêiner, extintores de incêndio, entre uma grande quantidade de outros itens. O site do INMETRO dispõe de informações adicionais sobre este tema e, também, a relação dos itens cuja certificação é compulsória. 

As certificações voluntárias

As certificações voluntárias dependem exclusivamente da vontade da empresa, que avalia a conveniência para seu negócio em obter determinada certificação. Existem centenas de tipos de certificações voluntárias, que podem ser genéricas,abordar produtos específicos ou diversos produtos, ter foco na origem geográfica, na sustentabilidade, em aspectos sociais, éticos, de sustentabilidade, entre outros.

 

Por que é importante conhecer?

A Certificação assegura qualidade e proporciona por parte do consumidor um grau maior de confiança na empresa e no produto, agrega um diferencial competitivo para a empresa e pode facilitar o acesso a novos mercados, ou nichos de mercado em alguns casos.

As Certificações incorporam um sistema de comunicação que possui credibilidade e facilitam o comércio internacional na medida em que contribuem para a padronização de caracteristicas dos produtos a serem comercializados.As certificações asseguram determinadas características do produto, que podem ajudar o consumidor a escolher melhor entre uma infinidade de produtos similares.

Benefícios para o Fabricante

A Certificação garante a implantação eficaz dos sistemas de controle e garantia da qualidade nas empresas, diminuindo a perda de produtos e os custo da produção. Deste modo aumenta a competitividade das empresas certificadas frente às empresas que não estão. A certificação também aumenta a satisfação do cliente e facilita a venda de produtos e a introdução destes em novos mercados já que são comprovadamente projetados e fabricados de acordo com as expectativas do mercado consumidor.

Benefícios para o Exportador

Quando a certificação é feita por um Organismo de Certificação que possui acordos de reconhecimento com outros países, evita-se a necessidade de certificação no país de destino. E, se as normas nacionais a serem aplicadas são equivalentes às normas dos países de destino ou às internacionais, a certificação de acordo com estas normas protege o exportador de barreiras técnicas ao comércio.

 

Fontes:

http://www.standardsmap.org/ (acessado em 25-08-2017)

http://www.inmetro.gov.br/qualidade/iaac/certifique-seu-produto.asp (acessado em 25-08-2017)

http://www.abnt.org.br/certificacao/o-que-e (acessado em 25-08-2017) 

 Sobre Normas, Acreditação, Certificação e Auditoria 

 

Para saber mais

O International Trade Centre-ITC, na página da ferramenta Standards Map apresenta 5 vídeo-aulas que possibilitam uma maior compreensão deste tema:

 http://www.standardsmap.org/e-learning/lecture101/story.html

http://www.standardsmap.org/e-learning/lecture102/story.html
http://www.standardsmap.org/e-learning/lecture103/story.html
http://www.standardsmap.org/e-learning/lecture104/story.html
http://www.standardsmap.org/e-learning/lecture105/story.html 

 http://www.standardsmap.org/ 

 http://www.inmetro.gov.br/qualidade/iaac/certifique-seu-produto.asp

 http://www.abnt.org.br/certificacao/o-que-e