Portal do Governo Brasileiro

 

   

Aprendendo a Exportar

 Sobre Normas, Acreditação, Certificação e Auditoria

 

Normas

"As normas asseguram as características desejáveis de produtos e serviços, como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, intercambialidade, bem como respeito ambiental – e tudo isto a um custo econômico". Fonte: http://www.abnt.org.br/normalizacao/o-que-e/o-que-e (acessado em 28-08-2017)

As normas estabelecem os requisitos mínimos para o processo de certificação de produtos ou serviços.

Para saber mais sobre normas, normalização e termos correlacionados, consulte o Guia de Guia de termos e expressões utilizados na Normalização.

 

Acreditação

"A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade.

Acreditação é o reconhecimento formal por um organismo de acreditação, de que um organismo de Avaliação da Conformidade - OAC (laboratório, organismo de certificação ou organismo de inspeção) atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.

Um sistema concebido para acreditar serviços de avaliação da conformidade dos OACs deve transmitir confiança para o comprador e para a autoridade regulamentadora. Tal sistema deve facilitar o comércio através das fronteiras, como buscam as organizações e autoridades em comércio". [1]

Resumidamente, consiste na avaliação e  o credenciamento de órgãos e entidades certifiadoras.

[1] Fonte: O que é Acreditação, Inmetro, 

http://inmetro.gov.br/credenciamento/oqe_acre.asp (acessado em 28-08-2017)

 

Certificação

A Certificação consiste em atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com determinados requisitos, que podem ser: nacionais, estrangeiros ou internacionais. Assegura que determinado padrão, requisitos ou regras, foram cumpridos e determinadas características estão presentes, de modo a garantir que determinado material, produto, processo ou serviço é adequado ao propósito buscado.

Certificação consiste na " Atividade pela qual uma organização de terceira parte atesta que um produto, processo ou serviço está em conformidade com requisitos especificados." Fonte: Normalização, Guia se Termos e Expressões, ABNT/SEBRAE, página 21

 

Para saber mais sobre Certificações .

 

Auditoria

 

" Processo sistemático, documentado e independente, para obter evidência da auditoria e avaliá-la objetivamente, determinando a extensão na qual os critérios são atendidos. Entende-se como critérios da auditoria, nesse caso, o conjunto de políticas, procedimentos ou requisitos destinados à avaliação de conformidade de sistemas de gestão. A evidência de auditoria pode ser qualitativa ou quantitativa e compreende registros, apresentação de fatos ou outras informações pertinentes aos critérios da auditoria e verificáveis."  Fonte: Normalização, Guia se Termos e Expressões, ABNT/SEBRAE, página 14.

Resumidamente, consiste nos procedimentos para verificar se os produtos, serviços e processos atenderam aos requisitos mínimos estabelecidos pelas normas, ou seja, inspeção, avaliação. 

 

Voltar para Certificações