Portal do Governo Brasileiro

 

   

Aprendendo a Exportar

Adequação de Produtos

 

 

 

Para exportar a empresa eventualmente precisará realizar adequações ao seu produto, que podem ser necessárias para atender exigências técnicas do mercado, condições de transporte, agregar valor e vantagens competitivas, proporcionar uma melhor comunicação com o consumidor e, assim, obter maior acesso ao mercado, acompanhar a elevação dos padrões técnicos em constante evolução, manter-se à frente da concorrência, entre outros fatores.

Para se tornar competitiva no mundo globalizado, e mesmo no mercado doméstico, a empresa deve considerar dois fatores fundamentais:

  • O mundo competitivo dos negócios exige níveis cada vez maiores de inovação e qualidade, bem como custos cada vez mais reduzidos. Para atingi-los, o uso da tecnologia nos meios produtivos e gerenciais da empresa é um dos recursos fundamentais.
  • A tecnologia é a base que permite o desenvolvimento de processos produtivos mais eficientes, que consomem menos energia e geram menos rejeitos industriais, que se traduz em novos procedimentos, novas máquinas, melhor automação e controle dos processos produtivos.

 

Existem iniciativas que podem ser úteis e ajudar as empresas que necessitam adequar seu produtos para exportação. Apresentamos a seguir algumas destas iniciativas:

=> O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE dispõe do SEBRAETEC, que foi criado com o propósito de levar inovação para dentro do pequeno negócio. Ele atua em sete áreas: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação. Para saber mais sobre o SEBRAETEC clique aqui.

=> O Instituto de Pesquisas Tecnológicas- IPT implementa o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação- PROGEX, que tem como finalidade prestar assistência tecnológica às micro e pequenas empresas que queiram se tornar exportadoras ou àquelas que já exportam e desejam melhorar seu desempenho nos mercados externos. O PROGEX contempla aspectos como: melhoria da qualidade do produto e do processo produtivo; redução de custos; atendimento a normas técnicas internacionais; pré-qualificação ou qualificação de produtos para obtenção de selos e marcações internacionais como CE, UL e outras; design do produto; embalagens, rotulagem e outras exigências técnicas do mercado-alvo. Para conhecer melhor o PROGEX, clique aqui.

=>Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC), operado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é um instrumento de articulação e aproximação da comunidade científica e tecnológica com empresas. A finalidade é apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras dando condições para o aumento da taxa de inovação das mesmas e, assim, contribuir para aumento do valor agregado de faturamento, produtividade e competitividade nos mercados interno e externo. Para saber mais sobre o SIBRATEC, clique aqui.


Temas relacionados:

Certificações

Marca e Patente

Logística e Distribuição

Barreiras Comerciais