Portal do Governo Brasileiro

  

Aprendendo a Exportar

Comércio Eletrônico

 

O que é e-commerce?

E-commerce é o termo em inglês usualmente utilizado para referir-se a comércio eletrônico, ou seja, de uma maneira bastante simples, pode-se definí-lo como sendo a realização de negócios de compra e venda de bens e serviços com a utilização da Internet.

A grande vantagem para a empresa é que a Internet funciona como uma vitrine mundial, podendo expor seus produtos para milhões de consumidores.

Atualmente, há várias modalidades de comércio eletrônico, sendo as mais usuais: Business to Business-B2B e Business to Consumer-B2C.

Business to Business - B2B

É a integração entre empresas, ou seja, uma empresa relacionando-se com uma ou mais empresas, com o objetivo de gerar negócios. Por meio de um site na Internet, as empresas podem identificar o fornecedor, fazer cotações e compras, bem como identificar outras empresas que possam oferecer o mesmo produto. Além disso, a empresa poderá divulgar os seus produtos para que outras empresas conectadas à rede possam enviar os pedidos de cotação e compra. O B2B pode proporcionar diversas vantagens para a empresa, dentre os quais: novas oportunidades de negócios, ampliação da carteira de clientes, redução de custos e aumento de receita.

Business to Consumer - B2C

É a integração da empresa com o consumidor. Dessa forma, as empresas têm a possibilidade de vender diretamente para o consumidor final. A característica do B2C é que o consumidor pode visualizar os produtos, suas características, optar pela compra do bem e selecionar o meio de pagamento que lhe for mais conveniente.

O SEBRAE disponibiliza muitas informações úteis sobre comércio eletrônico e varejo virtual, inclusive o Guia Prático de E-commerce e Varejo. Para saber mais sobre o conteúdo disponibilizado pelo SEBRAE clique aqui.

O Programa e-Xporte Brasil foi desenvolvido pela  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para ajudar as empresas que atualmente já exportam a expandirem suas exportações por intermédio do comércio eletrônico em mercados estratégicos. Para conhecer mais detalhes clique aqui

 

Ferramentas de Apoio na Internet

Conheça as ferramentes disponíveis na Internet onde você pode expor seus produtos para exportação:

 

Vitrine do Exportador

A Vitrine do Exportador (VE) é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de divulgar na web as empresas brasileiras e seus produtos e serviços no mercado internacional. 

A VE oferece o serviço “Vitrine Virtual”, que possibilita à empresa participante customizar sua página nos idiomas português, inglês e espanhol, mediante inserção de texto de apresentação, além de informações comerciais, imagens, vídeo, geolocalização, principais produtos e regiões de destino.

Importadores estrangeiros interessados em fazer negócios podem acessar a Vitrine do Exportador e enviar propostas diretamente às empresas participantes por meio de formulário existente na vitrine virtual.

As empresas exportadoras podem solicitar a adesão no espaço "Exportador - solicite sua adesão", localizado na página principal.

As empresas que ainda não exportam, mas possuem potencial exportador, podem solicitar adesão no espaço "Potencial Exportador - solicite sua adesão", localizado na página principal.

Empresas que eventualmente não tenham mais interesse em participar da VE devem enviar mensagem pelo “Comex Responde”, disponível na página principal, solicitando o descadastramento. 

É importante destacar que todos os serviços oferecidos pela Vitrine do Exportador são GRATUITOS.

=> Para conhecer a Vitrine do Exportador, clique aqui.

 

Programa e-Xport Brasil

O e-Xporte Brasil é um programa desenvolvido pela  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para ajudar as empresas que atualmente já exportam a expandirem suas exportações por intermédio do comércio eletrônico em mercados estratégicos. Para saber mais clique aqui.

 

 

Para saber mais sobre comércio eletrônico em geral, acesse os links a seguir (são informações disponibilizadas pelo SEBRAE):

10 dicas de e-commerce


 


O que você precisa saber sobre comércio eletrônico

Guia prático de e-commerce: Varejo

O planejamento da loja virtual de sucesso

Estudos e-commerce

 

Temas Relacionados:

Formas de Comercialização

Ferramentas de Apoio ao Exportador