A- A A+

 

Como escolher a Certificação adequada para seu negócio

 

As certificações podem proporcionar benefícios para a empresa mas, também, podem exigir adaptações no sistema de produção e gerenciamento da empresa, afetar a cadeia de fornecedores, exigir investimento em equipamentos, adaptação de embalagens e outras intervenções que ocasionam custos para a empresa. Além destes fatores é importante avaliar se determinada Certificação propicia vantagem competitiva para o produto em determinado mercado. Em síntese, é importante que se realize uma análise criteriosa de custo benefício ao considerar a possibilidade de se implementar o processo de certificação na empresa.

O ITC disponibiliza a ferramenta Standards Map que pode ajudar neste processo decisório, pois possibilita analisar mais de 200 modalidades de Certificações para diversos produtos ou serviços, tendo como alvo praticamente todos os principais mercados do mundo.

Além disso, a ferramenta possibilita comparar diversas Certificações e permite visualizar a intensidade das obrigações que a empresa precisará se impor para obter determinada certificação em quatro momentos ao longo do tempo: imediatamente, em um ano, com três anos e em cinco anos. Compara, também, entre as certificações escolhidas para análise, o impacto dos principais requisitos relacionados à qualidade, gerenciamento, aspectos éticos, sociais e ambientais e oferece, ainda, outras informações relevantes.

A seguir são apresentados alguns exemplos dos relatórios, análises e informações emitidos pela ferramenta Standards Map, disponibilizada pelo International Trade Centre-ITC:

 

Escolha da Certificação- imagem 1
Escolha da Certificação- imagem 2
Escolha da Certificação- imagem 3
Escolha da Certificação- imagem 4

 

Para saber mais

 

http://www.standardsmap.org 
http://www.intracen.org/itc/market-info-tools/voluntary-standards/standardsmap

 

Fontes:

http://www.standardsmap.org  (acessado em 25-08-2017)

http://www.intracen.org/itc/market-info-tools/voluntary-standards/standardsmap/ (acessado em 22-08-2017)