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Aprendendo a Exportar

Pesquisa de Mercado - Tutorial

 

Este tutorial não pretende esgotar as possibilidades de pesquisa e identificação de mercados ou compradores para seu produto. Ele tem objetivos didático-pedagógicos dentro do propósito do Aprendendo a Exportar e foi construído mediante a utilização de ferramentas gratuitas disponibilizadas por diferentes instituições. Esperamos que, ao percorrer as etapas, você consiga avançar no entendimento das possibilidades de exportação de seu produto e obter uma visão mais clara do seu potencial no mercado internacional.


Apresentamos a seguir o "Tutorial - Pesquisa de Mercado" que lhe ajudará a identificar o mercado-alvo de seu produto e responder a seguinte questão: 

Para onde exportar? 

 

O tutorial é composto das três etapas  apresentadas a seguir:  

 


 Primeira etapa (Identificar seu Produto no Mercado Internacional) 
 Segunda etapa (Identificar Mercados Promissores)
 Terceira etapa ( Obter Informações sobre o Mercado Selecionado)

Para saber:

 Para saber mais sobre Pesquisa de Mercado, clique aqui

 


O que você aprenderá neste tutorial

 

Primeira etapa- aprenderá o que é classificação e nomenclatura de mercadorias e como classificar sua mercadoria no mercado internacional, segundo o Sistema Harmonizado (SH) e a Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM .


Segunda etapa- Identificação de mercados potenciais. Nesta etapa você aprenderá:

1) Como utilizar a ferramenta Comex Stat, disponibilizada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), para saber o valor e a quantidade das exportações de determinado produto em determinado período; o destino das exportações de determinado produto (para qual país ou bloco); a origem (estado e município) das exportações de determinado produto; a pesquisar a série histórica das exportações de determinado produto para determinado país ou bloco.

2) Como utilizar a ferramenta Trade Map, disponibilizada pelo International Trade Centre (ITC), para saber o valor das importações mundiais do seu produto, qual o principal país importador e respectivo valor importado em determinado período de tempo; as quantidades e os preços médios das importações mundiais de determinado produto; quais foram os valores das exportações mundiais do seu produto em determinado período e qual foi a participação do Brasil; qual foi o principal país fornecedor do seu produto no mercado internacional; verificar no Trade Map a existência de empresas importadoras de seu produto cadastradas.


Terceira etapa- Informações sobre o mercado selecionado. Nesta etapa você aprenderá:

1) Aprenderá o que são Barreiras Comerciais e a utilizar a ferramenta Market Access Map do International Trade Centre (ITC), para pesquisar  as tarifas aplicadas à determinado produto pelo país importador; a existência de medidas de Defesa Comercial em vigor para seu produto no principal país importador; a existência de medidas não-tarifárias adotadas para seu produto no principal país importador;

2) Aprenderá a verificar na ferramenta CAPTA, disponibilizada pelo MDIC, a existência de Acordos Comerciais entre o Brasil e demais países importadores de seu produto, o percentual de preferência concedido, as Regras de Origem e o percentual de nacionalidade exigido e, caso não exista acordo comercial, qual a tarifa aplicada pelo referido país para importar seu produto. 

3) Aprenderá a levantar informações adicionais sobre o país escolhido e a existência de estudos de mercado para seu produto ou setor e, com base nas informações levantadas, poderá concluir qual o país oferece as melhores perspectivas para exportação do seu produto.

4) Aprenderá a verificar a existência de empresas estrangeiras importadoras de seu produto a partir do Trade Map, do Invest & Export Brasil e do ConnectAmericas e, também, como obter informações sobre feiras voltadas para o setor de seu produto.

5) Aprenderá a utilizar a ferramenta Standards Map do International Trade Centre (ITC) para pesquisar as Certificações Voluntárias (Voluntary Standards) disponíveis para seu produto para determinado mercado. As certificações, em alguns casos, podem agregar vantagens competitivas ao produto.

6) Aprenderá a verificar o "Índice de Desempenho Logístico"  (LPI) do Banco Mundial para o país para o qual planeja exportar o seu produto. Por intermédio deste Índice  você poderá verificar em que posição se situa o país destino de suas exportações em relação aos demais no que se refere a aspectos importantes como a eficiência da aduana e agências de controle de fronteiras quanto à velocidade e previsibilidade das formalidades; qualidade da infraestrutura de comércio e transporte do país como portos, ferrovias, estradas, tecnologia da informação; facilidade de encontrar preços competitivos para embarques internacionais; competência logística; habilidades para o rastreamento de mercadorias e pontualidade da chegada dos embarque ao destino.