A- A A+

Um bom entendimento das condições de acesso ao mercado enfrentadas pelo país no mundo e um bom conhecimento das tarifas por ele aplicadas sobre as importações, é imprescindível a empresas, instituições de apoio ao comércio e formuladores de políticas.

A partir do momento que empresas com vocação para comércio exterior procuram oportunidades para diversificar seus produtos, mercados e fornecedores, surgem as seguintes perguntas:

 Quais as tarifas alfandegárias que meus produtos enfrentam no mundo?

Quais os países que oferecem ao meu produto as mais favoráveis condições de acesso ao mercado?

Onde se encontram as oportunidades para diversificação de mercado?

Quais as tarifas enfrentadas por meus concorrentes?

Quais as fontes de materiais que posso acessar para melhor aproveitar os acordos preferenciais e de livre comércio dos quais meu país é signatário?

Para responder estas e outras perguntas, o International Trade Center - ITC (UNCTAD – OMC) provê uma série de serviços de análise de mercados.

O Market Access Map apresenta essas informações num formato acessível e de fácil manuseio. O usuário tem acesso a um dos maiores bancos de dados mundiais sobre condições de acesso ao mercado, abrangendo as Tarifas Aplicadas por 187 países e, mais importante, as preferências oriundas de acordos comerciais bilaterais e regionais.

Através do Market Access Map o usuário pode identificar oportunidades de diversificação de produtos e mercados, com base em condições de acesso a mercado existentes, assim como preparar estratégias para negociações comerciais futuras.

 Para acessar o Market Access Map, clique aqui.