Portal do Governo Brasileiro

  

Aprendendo a Exportar

Novo Processo de Exportação - Orientações Gerais

 

A partir de 02 de julho de 2018 o sistema Novoex foi desligado para a maior parte das operações. Conforme Notícia Siscomex nº 54, de 27/06/18, alguns códigos permanecerão disponíveis para inclusões de novos registros até 31 de julho de 2018. Para as demais operações, os novos registros devem ser feitos exclusivamente por meio do Portal Siscomex.

=> Recomendamos que visite e conheça o Portal Único Siscomex.

=> Veja no Portal Único de Comércio Exterior as perguntas frequentes sobre exportação, onde encontrará esclarecimentos sobre o novo processo de exportação, separados por assunto.

=> Veja, também, Novo Processo de Exportações: Perguntas e Respostas.

=> Para acompanhar as notícias e informações relativas à implantação dos novos procedimentos de exportação, clique aqui.

=> Para acessar a página que contém o manual para elaboração da DU-E e  orientações gerais  clique aqui

=> Recomendamos que visite o site da Receita Federal e veja as informações disponibilizadas no Manual de Exportação - Portal Único, que  "tem como objetivo orientar os exportadores, transportadores, depositários e demais intervenientes nas atividades relativas ao despacho de exportação nas peculiaridades advindas com a introdução do Portal Único de Comércio Exterior."


 

Para saber mais:

=> Para informações relacionadas ao Despacho de Exportação, clique aqui.

=> Para informações relacionadas aos aspectos cambiais, clique aqui.