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Perceber as diferenças essenciais entre mercados-alvo é apenas o estágio da identificação como uma base para o planejamento de exportação. O outro estágio, onde a diferença entre o mercado doméstico e o internacional se torna visível, é na hora de definir qual será o marketing mix de exportação que sustentará e proporcionará o posicionamento de produto desejado.

Kotler (2000) define o mix de marketing como o grupo de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo. O mix de marketing consiste em todas as ações da empresa com a intenção de influenciar a demanda do seu produto. As várias possibilidades podem ser reunidas em quatro grupos de variáveis, conhecidos como os 4 Ps:

  • produto – combinação de “bens e serviços” que a empresa oferece ao mercado-alvo;
  • preço – a soma de dinheiro que os clientes devem pagar para obter o produto (leva em conta os custos e os fatores do mercado);
  • praça – envolve as atividades da empresa que tornam o produto disponível para os consumidores-alvos, facilitando o processo de compra;
  • promoção – atividades que comunicam os atributos do produto e persuadem os consumidores-alvos a adquiri-los. [1]

Clique nos links a seguir para mais informações relacionadas ao planejamento da exportação:

Preparando-se para Exportar
Conhecendo o Comércio Internacional
Pesquisa de Mercado
Promoção Comercial

 

Fonte: [1] Apostila Treinamento em Comércio Exterior. Ed 215. p. 233,234