Portal do Governo Brasileiro

 

   

Aprendendo a Exportar

Planejando a Exportação

A primeira tarefa de uma empresa que pretende se engajar no processo de exportação é refletir sobre os possíveis resultados decorrentes da decisão de exportar. 

Ainda no planejamento:

  • verificar a capacidade de exportação da empresa;
  • consultar as barreiras tarifárias e não-tarifárias;
  • elaborar um plano de internacionalização;
  • verificar se o preço de exportação do produto é competitivo;
  •  verificar se o produto está inserido em alguma preferência tarifária. 

Perceber as diferenças essenciais entre mercados-alvo é apenas o estágio da identificação como uma base para o planejamento de exportação. O outro estágio, onde a diferença entre o mercado doméstico e o internacional se torna visível, é na hora de definir qual será o marketing mix de exportação que sustentará e proporcionará o posicionamento de produto desejado.

Kotler (2000) define o mix de marketing como o grupo de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo. O mix de marketing consiste em todas as ações da empresa com a intenção de influenciar a demanda do seu produto. As várias possibilidades podem ser reunidas em quatro grupos de variáveis, conhecidos como os 4 Ps:

  • produto – combinação de “bens e serviços” que a empresa oferece ao mercado-alvo;
  • preço – a soma de dinheiro que os clientes devem pagar para obter o produto (leva em conta os custos e os fatores do mercado);
  • praça – envolve as atividades da empresa que tornam o produto disponível para os consumidores-alvos, facilitando o processo de compra;
  • promoção – atividades que comunicam os atributos do produto e persuadem os consumidores-alvos a adquiri-los. [1]

 Fonte: [1] Apostila Treinamento em Comércio Exterior. Ed 215. p. 50 a 60 e p. 233,234

Clique nos links a seguir para conhecer assuntos importantes que devem ser considerados no seu planejamento:

Adequação Tecnológica
Certificações
Desoneração Tributária das Exportações
Pesquisa de Mercado
Financiamento
Seguro de Crédito