Portal do Governo Brasileiro

 

   

Aprendendo a Exportar

PNCE

  

O que é o PNCE

O Plano Nacional da Cultura Exportadora-PNCE integra a Política de Comércio Exterior do Governo Federal, a qual visa ampliar e diversificar as exportações brasileiras.

O PNCE busca difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros, por meio de uma rede de apoio a empresas formada por diversas instituições – públicas e privadas – que atuam no fomento às exportações brasileiras.

O principal papel do PNCE é organizar as ações desenvolvidas por essas instituições de modo que sejam executadas de forma harmônica e encadeadas, evitando duplicidades e sombreamentos, e também minimizando lacunas e, desta forma, otimizando os esforços.

O Plano conta com a participação de entidades nacionais, todos os governos estaduais e distrital, além de diversas instituições regionais.

A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, e nas unidades da Federação por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais.

 

Novo Modelo de Atendimento do PNCE

Com o objetivo de melhor estruturar o atendimento às empresas brasileiras que buscam internacionalizar-se, o PNCE propõe novo modelo de atendimento a ser adotado pelas instituições que compõem os seus Comitês Estaduais. Em linha com o principal objetivo do PNCE, a adoção deste novo modelo contribuirá para a organização da oferta de serviços oferecidos por estas instituições como forma de garantir que as empresas brasileiras sejam beneficiadas de maneira estratégica e assertiva em sua trajetória rumo ao mercado internacional. 

O novo modelo prevê o mapeamento de competências e requisitos para internacionalização das empresas atendidas, entrega de avaliação de maturidade internacional com detalhamento de pontos fortes e oportunidades de melhoria, e plano de ação personalizado.

A nova metodologia proposta está em fase piloto e será nacionalizada em ondas. No primeiro semestre de 2018 os Comitês Estaduais de Minas Gerais e Roraima ficarão a cargo de aplicar a metodologia às empresas selecionadas, oferecendo-lhes atendimento consultivo.

 

Para saber mais sobre o Plano e obter referências para contato com o PNCE nos estados, clique aqui.