Portal do Governo Brasileiro

  

Aprendendo a Exportar

PNCE

  
O que é o PNCE

O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), iniciativa do Governo Federal, busca difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros, por meio de uma rede de apoio a empresas formada por diversas instituições – públicas e privadas – que atuam no fomento às exportações brasileiras.

O principal papel do PNCE é organizar ações desenvolvidas por essas instituições de modo que sejam executadas de forma harmônica e encadeada, evitando duplicidades e sombreamentos, minimizando lacunas e, desta forma, otimizando os esforços.

O Plano conta com a participação de entidades nacionais, dos governos estaduais e distrital, além de diversas instituições regionais.

A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Economia, e nas Unidades da Federação por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais.


Metodologia de Atendimento PNCE

Com o objetivo de melhor estruturar o atendimento às empresas brasileiras que buscam internacionalizar-se, o PNCE propõe um modelo de atendimento a ser adotado pelas instituições que compõem os seus Comitês Estaduais. Em linha com o principal objetivo do PNCE, a adoção deste modelo contribuirá para a organização da oferta de serviços oferecidos por estas instituições como forma de garantir que as empresas brasileiras sejam beneficiadas de maneira estratégica e assertiva em sua trajetória rumo ao mercado internacional.

O PNCE prevê o mapeamento de competências e requisitos para internacionalização das empresas atendidas, entrega de avaliação de maturidade internacional com detalhamento de pontos fortes e oportunidades de melhoria, e plano de ação personalizado.

A metodologia pretende conferir um padrão harmonizado de atendimento às empresas, a ser seguido pelas instituições parceiras do PNCE, conforme as etapas a seguir: 

  1. PERFIL EMPRESARIAL: A empresa preenche o seu perfil empresarial, informando suas características, competências e objetivos com a internacionalização. Com base em suas respostas, a empresa será analisada a partir de quatro dimensões (estratégia, gestão, mercado e operações).
  2. AVALIAÇÃO DE MATURIDADE INTERNACIONAL: A avaliação de maturidade internacional identifica o estágio em que a empresa se encontra dentro do processo de internacionalização. É uma fotografia da empresa que apresenta suas potencialidades e oportunidades de melhoria a partir das quatro dimensões analisadas no Perfil Empresarial.
  3. PLANO DE AÇÃO PARA INTERNACIONALIZAÇÃO: A empresa recebe um plano de ação personalizado com sugestões de ações a serem realizadas para alcançar o mercado internacional. Nele, estão expressas as ações prioritárias que devem ser tomadas com o objetivo de otimizar o processo de internacionalização. Para cada ação prioritária são sugeridos serviços de instituições que atuam no fomento à exportação.
  4. ATENDIMENTO CONSULTIVO: A trajetória da empresa é acompanhada para auxiliar o alcance de seus objetivos. Caso os resultados estejam abaixo do esperado, os parceiros indicarão ações para corrigir o caminho.

Todas as empresas que finalizarem o preenchimento do Perfil Empresarial (etapa 1) receberão uma Avaliação de Maturidade Internacional (etapa 2).

A partir daí, uma das instituições parceiras do PNCE – integrante de Comitê Estadual local na Unidade da Federação de origem da empresa – será designada para efetuar a entrega do Plano de Ação para Internacionalização (etapa 3) e prosseguir com o atendimento consultivo (etapa 4).

O número de empresas atendidas no PNCE poderá variar em cada Unidade da Federação conforme capacidade de atendimento dos Comitês Estaduais.


Ingresso no PNCE

 As empresas interessadas em participar do PNCE podem ingressar a partir do preenchimento online de seu Perfil Empresarial neste site, que é a primeira etapa do atendimento empresarial.

As empresas que decidirem ingressar no PNCE devem se comprometer a preencher novamente o Perfil Empresarial após um período de 12 meses, para fins de avaliação de resultados.

Importante destacar que as informações prestadas pelas empresas no preenchimento do Perfil Empresarial poderão ser compartilhadas entre as instituições parceiras do PNCE, com a finalidade de aprimorar o serviço prestado aos empresários e realizar estudos e análises.  


Para saber mais sobre o Plano e obter referências para contato com o PNCE nos estados, clique aqui.