Portal do Governo Brasileiro

 

   

Aprendendo a Exportar

Gestão Empresarial é um Processo

 

 

A Gestão Empresarial é um processo contínuo, um ciclo com as seguintes fases principais:

Pensar Estrategicamente

  • criar metas e pensar o futuro e a razão de ser do negócio. Busca dar sentido à ação da empresa, e fazendo do seu líder, o empresário, o líder e não o refém das decisões.
  • Pensar estrategicamente é tirar a ação empresarial do foco no problema e trazê-la ao foco na solução.

Inovar

  • inovação é a forma de “Fazer a diferença fazendo diferente”. No setor têxtil e de confecção, a inovação é a mola propulsora do valor agregado. Encontrar novos materiais, inovar em design, em cores, em processo produtivo, pode ser a chave para alcançar maiores preços e novos mercados para seus produtos.

Planejar

  • para se alcançar as metas e grandes objetivos estratégicos deve-se organizar as atividades (ações, serviços, produtos) e recursos da empresa (humanos, materiais e financeiros), ao longo do tempo, dando previsibilidade aos resultados. Executar.
  • cumprir o planejamento sem, porém, perder de vista a capacidade, a versatilidade e a flexibilidade que podem trazer novas soluções não previstas ou planejadas.

Avaliar

  • Avaliar é criar meios de medir os resultados obtidos. Quantos reais por unidade de produto sua empresa ganhou nessa operação? Depois de pagar os impostos, qual o percentual de lucro que sobrou no seu caixa no final do mês? O custo de produção por unidade do produto está aumentando ou diminuindo? Como está o faturamento por funcionário, a rentabilidade por vendedor?
  • Gerenciar sem avaliar é como dirigir um carro de olhos vendados. Medir os resultados com indicadores é a base para a correção dos rumos, para reforçar as ações positivas e minimizar as negativas.
  • Avaliar é a base para a tomada de decisões mais rápidas e mais seguras para garantir o sucesso da sua empresa.

 

Voltar para Gestão Empresarial