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Aprendendo a Exportar

As Áreas da Gestão Empresarial

 

 

As principais áreas de gestão empresarial que devemos cuidar são:

Marketing

  • entender as necessidades e desejos do consumidor, identificar e segmentar os mercados que interessam a sua empresa para desenvolver campanhas que aproximem seu produto do consumidor.
  • o marketing nos ajuda a entender o desejo do consumidor por trás do produto. Ele compra uma “roupa colante” ou “se sentir atraente”? Uma “gravata bonita” ou “transmitir respeitabilidade”? O cliente é a razão de ser de nossos negócios e conhecê-lo bem é a maneira mais efetiva de estabelecer um relacionamento de valor, duradouro, em que ambas as partes ganham, e no qual a compra/venda é uma consequência bem-sucedida.

E você, já pensou no seu cliente hoje? Pensou no que o cliente deseja além do seu produto? Boa sorte.

Vendas

Gerenciar equipes de vendas, políticas de preço, comissionamento. Promoção comercial em feiras nacionais e internacionais.

Gestão Financeira

Como reduzir os juros que pago dos meus empréstimos? Como obter descontos e prazo com fornecedores? Quanto dinheiro terei em caixa daqui a 15 dias, estarei "no azul" ou "no vermelho"? O que é o "Ponto de Equilíbrio" da minha empresa? Ter um bom controle e previsão do uso dinheiro da sua empresa, do fluxo de caixa, dos custos e do potencial a receber é fundamental para se dirigir e tomar decisões.

Gestão da Produção

Planejar a produção, controlar os estoques de matérias-primas, produtos em processo e produto acabado. A produção é o motor da área têxtil e de confecção e, fazer o melhor uso dos recursos produtivos (máquinas, mão de obra), pode permitir o crescimento da produção sem a necessidade de novos investimentos.

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Trata de otimizar os tempos, custos e fluxos de materiais e produtos, desde os fornecedores até a entrega no cliente final, articulando recursos de transporte, logística, produção, etc...

Gestão do Tempo

O tempo é um recurso cada vez mais raro na vida de todos, em especial para o empresário, de quem a empresa mais depende. Como otimizar o uso do tempo com práticas e "ferramentas" modernas? Como conciliar a rotina e exigências profissionais com a qualidade de vida pessoal e familiar? Lembre-se, empresário, se você estiver bem, tudo aquilo que depende de você estará melhor.

Gestão da Informação

Um dos ativos (patrimônios) mais importante de qualquer empresa é a informação. O cadastro de seus clientes e dos que ainda não são clientes (prospects). Que clientes não compram meus produtos há mais de 90 dias? Por que? Como pesquisar informações de mercado sem muito investimento? Que recursos de informática devo ter na minha empresa? Como utilizar a internet para aumentar minha visibilidade e minhas vendas? Lembre-se, a informação é a locomotiva da decisão, fazer uso dela pode transformar sua empresa, alavancar negócios e abrir novas e grandes oportunidades.

Gestão das Pessoas

Certamente o ativo mais importante das empresas são as pessoas que as compõem. Pense na sua empresa como uma corrente, em que cada pessoa é um elo e perceba que a força dela está ligada à força de cada um dos seus colaboradores. O desafio de um líder como o empresário é utilizar o que cada um tem de melhor e administrar as deficiências. É conseguir ser o técnico do time de futebol, conseguindo o melhor resultado possível no “jogo”. Mas é preciso investir nas pessoas, em seu treinamento e capacitação. Pessoas precisam ser estimuladas e ter uma visão de crescimento profissional e pessoal, com satisfação e qualidade de vida no trabalho. Como está o “ambiente”, ou “clima”, da sua empresa? Lembre-se de que em um ambiente positivo as pessoas rendem mais e inclusive suportam melhor as pressões inevitáveis do dia a dia da empresa.

  • Pessoas trabalham por outros motivos além da remuneração salarial.
  • Você pode fazer com que as pessoas não sejam apenas parte da sua empresa, mas que sua empresa seja parte da vida das pessoas, uma parte cada vez melhor.

 

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