Portal do Governo Brasileiro

 

   

Aprendendo a Exportar

Normalização e Certificação

 

Os setores e mercados se regulamentam com base em normas, ou no que chamamos genericamente Sistemas de Normalização, que são regras e procedimentos que têm que ser realizados para atingir-se os níveis desejados de qualidade no produto ou no serviço prestado. No Brasil, temos o sistema de Normas Técnicas da ABNT que auxilia a empresa nacional a atingir níveis de qualidade e conformidade mais elevados.

A crescente preocupação ecológica tem feito com que muitos países exijam certificações de não poluição e não agressão ao meio ambiente, o que chamamos de Normas Ambientais.

No comércio internacional, as Normas Técnicas e Ambientais, muitas vezes, se tornam empecilhos para as exportações brasileiras, as chamadas "barreiras técnicas não tarifárias", ou seja, são formas de proteção aos mercados. Exemplos disso são normas sobre rotulagem/etiquetagem de produto, tipo de embalagem, exigências do produto.

 Antes de exportar, procure se informar sobre as normas técnicas de qualidade relacionadas aos seus produtos nos países de destino.

 Para saber mais sobre Certificações clique aqui.

 Voltar para Gestão Empresarial