A- A A+

Sistema de Registro de Informações de Promoção - SISPROM

 

Promoção de Produtos Brasileiros no Exterior

Desenvolvido no âmbito da Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços-MDIC, o Sistema de Registro de Informações de Promoção - SISPROM oferece às empresas, associações e entidades assemelhadas que desejam promover seus produtos no exterior redução a zero da alíquota do Imposto de Renda (IR) nas remessas para o pagamento de despesas com a participação em feiras, workshopsinternacionais, missões comerciais, no exterior, entre outros eventos; bem como quando da realização de pesquisa em mercados atrativos para  a entrada de produtos brasileiros no exterior.

Público-Alvo

Todos os entes públicos e privados com personalidade jurídica interessados em promover produtos brasileiros no exterior, a princípio, são sujeitos à obtenção do benefício fiscal. Alerte-se para o fato de que os entes públicos, com imunidade tributária, são isentos da incidência de IR nas operações de remessas próprias ao exterior.

Benefícios Propiciados com a utilização do SISPROM

  • Redução de custos para as empresas, com a não incidência do IR sobre as remessas para pagamento de despesas com promoção de produtos e serviços no exterior;
  • Agilidade no atendimento às empresas nas operações de registro online;
  • Simplificação de rotinas documentais, com a utilização de via eletrônica de acesso;
  • Aumento da visibilidade das empresas brasileiras no exterior contribuindo para a sua internacionalização.

O que o Benefício Contempla

Na promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior estão contempladas despesas com aluguel e montagem de estandes, mão de obra contratada, instalações de equipamentos, como: internet, TV, computadores, bem como, assessoria, relações públicas, contratação de intérpretes, e também, buffet, divulgação através de convites, publicidade externa ou interna, sempre no âmbito da participação específica no evento (feira ou conclave semelhante, missões comerciais entre outros).

Destaca-se que também estão contempladas despesas referentes a pesquisa de mercado, tanto quantitativa como qualitativa com o fito de as empresas obterem conhecimentos e/ou subsídios estratégicos para a conquista ou expansão de seus mercados. 

Acesso ao Sistema

É necessário que a empresa ou entidade acesse o endereço www.sisprom.mdic.gov.br e realize seu cadastro online como “Novo Usuário”.