A- A A+

A Vitrine do Exportador-VE tem como objetivo divulgar as empresas brasileiras, seus produtos e serviços no mercado internacional. Trata-se de uma ferramenta de comunicação, desenvolvida em formato simples e de fácil pesquisa. A VE oferece o serviço Vitrine Virtual, em que o exportador customiza sua página nos idiomas português, inglês e espanhol. Importadores interessados em fazer negócios têm a possibilidade de enviar propostas diretamente às empresas participantes. Empresas potenciais exportadoras podem participar da VE enviando solicitação por intermédio do site. O site da VE é uma parceria entre o MDIC, MRE, MAPA e Apex-Brasil.

A VE utiliza a base de dados do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) e do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (SISCOSERV) com atualização mensal. Fazem parte da VE empresas exportadoras de bens e serviços do ano em curso e do ano anterior.

O Sistema de busca utiliza uma ferramenta de pesquisa que permite encontrar exportadores brasileiros pelos seguintes critérios: 

  • Nome da empresa (razão social ou nome fantasia);
  • Bens (por código do Sistema Harmonizado (SH-6) ou por descrição do produto) e serviços (por Posição NBS ou descrição do serviço);
  • Setor de atividade;
  • Região de destino e 
  • Faixa de valor por produto ou serviço exportado.

Ao ser realizada uma busca, o site apresenta uma lista de empresas ordenadas por valor decrescente de faixa de valor de exportações realizadas e, aliado a isto, em ordem alfabética.

Em primeiro lugar aparecem as empresas que possuem dados para contato e, posteriormente, as empresas que ainda não inseriram seus dados para contato, também, por ordem decrescente de faixa de valor exportado.

A página inicial da VE traz a seção Exportador, destinada à solicitação de senha para criação e atualização da vitrine virtual.

Para orientar o exportador na administração de sua página eletrônica, está disponível no site, em arquivo pdf, o “Manual da Vitrine”, que indica o passo a passo para criar sua página na Vitrine.

Ao construir sua Vitrine, o exportador poderá inserir um texto de apresentação da sua empresa, bem como suas informações comerciais, fotos, vídeo, georreferenciamento, nos idiomas português, inglês e espanhol. É importante que a empresa inclua seus dados de contato como telefone, fax, site, etc. e principalmente o e-mail, o qual ativará o formulário de envio de propostas comerciais por interessados em adquirir seus produtos.

A seção Potencial Exportador é destinada às empresas com capacidade exportadora e que ainda não exportam. Por meio da solicitação de adesão, empreendedores podem mostrar seus produtos e sua empresa para o mundo, abrindo assim um importante canal de oportunidade de negócios com importadores estrangeiros. A empresa poderá construir sua vitrine virtual como as demais empresas exportadoras, nos idiomas português, inglês e espanhol.

A Vitrine do Exportador possui acesso ao serviço de comunicação, Comex Responde, para dirimir dúvidas e indicar sugestões.

O cadastramento da empresa na Vitrine do Exportador e a construção de vitrine virtual são inteiramente gratuitos.

(22032016)

Para conhecer a Vitrine do Exportador, clique aqui.