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Aprendendo a Exportar

Missões Internacionais

 

A participação de um representante da empresa em missões técnicas ou comerciais, dirigidas a potenciais países importadores, é de grande importância para a melhor inserção competitiva da empresa no mercado internacional. Em geral, as missões técnicas e comerciais servem para:

  • Verificar as possibilidades de exportação;
  • Analisar a estrutura política, econômica e social do mercado-alvo e coletar informações;
  • Observar a concorrência e legislação comercial do país (patentes, barreiras técnicas, entre outras);
  • Conhecer e estabelecer contato com importadores ou seus representantes comerciais;
  • Viabilizar acordos e parcerias comerciais.

O maior benefício de uma missão em relação a uma viagem individual consiste nos contatos. Valendo-se da experiência das entidades de apoio, é possível aos participantes marcar encontros com importadores considerados inacessíveis. As missões comerciais permitem ainda: divulgar o setor, divulgar as empresas, observar a realidade do mercado visitado, obter informações técnico-comerciais, visitar centros tecnológicos e empresas de ponta do setor, contatar entidades que promovam o comércio exterior. Enfim, possibilita conhecimentos e contatos que dificilmente seriam possíveis em viagens individuais.

A programação de uma missão empresarial é estruturada de acordo com os objetivos específicos do grupo, que podem ser a promoção de negócios, a realização de parcerias ou o contato com novos mercados ou técnicas. A agenda da viagem pode incluir a visita ou a participação em programas comerciais, políticos e técnicos.

Normalmente, esses eventos são promovidos ou apoiados por uma ou mais associações, organizações ou pelo próprio governo.

Para saber mais informações sobre as missões comerciais planejadas pelo MDIC e pela Apex-Brasil, visite o site da APEX-Brasil.