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Quando as empresas analisam o mercado externo na busca pela diversificação de produtos e mercados, assim como por novos fornecedores, eles se confrontam com as seguintes questões:

  • Qual é a estrutura do comércio mundial para meu produto? Quais são as tendências?
  • Com que países meu país comercializa atualmente?
  • Onde se encontram as oportunidades para a diversificação de mercado?
  • Quais sãos as barreiras tarifárias e não tarifárias de acesso a um determinado mercado?
  • Que países estão competindo em um mercado específico e globalmente?

O TradeMap foi desenvolvido pelo Centro de Comércio Internacional - ITC da UNCTAD/OMC  para responder a estas e outras perguntas relacionadas, com os objetivos de facilitar pesquisas estratégicas de mercado, monitorando tanto o desempenho comercial nacional como o de produtos específicos, revelando as vantagens comparativas e competitivas, identificando o potencial para diversificação de mercados e/ou produtos, e desenhando e classificando por prioridades os programas de desenvolvimento comercial de empresas e instituições de apoio ao comércio.

Ao transformar uma enorme quantidade de estatísticas comerciais em um banco de dados on-line, de formato acessível, fácil de usar e interativo, o TradeMap proporciona aos usuários indicadores sobre o desempenho do mercado e produto, sobre a demanda, sobre os mercados alternativos e o papel dos competidores. A informação é apresentada tanto em tabelas como em gráficos, e permite que se pesquise dados de importações e exportações por produto, país e/ou parceiro comercial.

A informação contida no TradeMap é baseada no maior banco de dados de Estatísticas comerciais do mundo - o COMTRADE – mantido pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas. O COMTRADE cobre mais de 90% do comércio mundial, o que permite que o TradeMap inclua mais de 200 países e territórios, e cerca de 5.300 produtos definidos através do Sistema Harmonizado (SH) ao nível de 2, 4 e 6 dígitos.

O TradeMap também contém informações sobre barreiras tarifárias e não tarifarias de 133 países e fornece informações detalhadas sobre as condições de acesso a mercados bilaterais para todos os produtos e países, incluindo tarifas ad-valorem e específicas, quotas tarifárias e medidas anti-dumping.

 

Para acessar o TradeMap Brasil, clique aqui.